fbpx

Seu iPhone poderia ter bateria quase infinita

Bateria quase infinita

Você sabe como evitar – ou adiar – o envelhecimento da bateria do seu iPhone? A Apple disponibiliza essa informação, mas poucas pessoas se dão conta que a bateria do iPhone (MacBook e iPad também) pode durar por muito mais tempo.

 

As baterias de íon de lítio (Li-ion) – presentes em nosso iPhone – tem seu funcionamento baseado no número de ciclos de carga. Comparadas com baterias antigas, as baterias de íon de lítio são mais levesduram mais e carregam com maior eficiência.

 

Solução Completa iHelpU

 

Vida útil

A vida útil da bateria Li-ion está completamente relacionada ao seu número de descarregamentos. Ao contrário do que a maioria dos usuários de iPhone pensa, a vida útil da bateria diminui com a quantidade de vezes que a mesma descarrega 100%. Ao completar o descarregamento igual a 100% da capacidade da bateria – não necessariamente de uma carga – um ciclo é consumido.

 

Então, supomos que você carregue a bateria até 100%, e descarregá-la até 25%. Você consumiu 75% de um ciclo. Quanto você carregar novamente seu iPhone, e descarregá-lo estes 25% restantes, um ciclo completo terá sido consumido.

 

Na prática, isto quer dizer que não importa quantas vezes – nem o percentual – que você carrega seu iPhone por dia. A própria Apple não impõe restrições quanto a isto. Portanto, a vida útil da bateria do iPhone está relacionada somente à sua quantidade de descargas.

 

Abaixo, a ilustração apresenta bem definida a maneira como isto ocorre:

 

FONTE: APPLE

 

 

Quanto dura uma bateria de iPhone?

As baterias de iPhone possuem duração contadas a partir dos seu número de ciclos. Dificilmente você conseguirá fazer esta medição por tempo. O mais indicado é contar quantos ciclos ela descarrega por dia, e aí sim, realizar uma estimativa.De forma geral, as baterias de iPhone possuem entre 400 e 500 ciclos, segundo a Apple. Portanto, se você não consome 100% de uma carga por dia, a bateria deve durar mais de um ano.

 

 

Bateria infinta

Baseado na teoria de que a bateria Li-ion possuem sua vida útil decorrente do descarregamento, para a contagem de ciclos, poderíamos avaliar que quanto mais deixássemos nosso iPhone carregando na tomada, menos a bateria seria “envelhecida”. Sempre que seu iPhone estivesse carregando – ligado na tomada – sua bateria não seria consumida.

 

Um cenário real não nos permite estar sempre com o iPhone carregando na tomada, pois a função primordial deste dispositivo é a sua mobilidade. Mas uma saída pode ser uma bateria portátil ou uma capa carregadora, que já vem com uma bateria embutida. Certamente atenuaria o envelhecimento da bateria.

 

 

Cuidados

De forma geral, a Apple recomenda que tenhamos um cuidado em relação à temperatura a que expomos a bateria do iPhone. Danos irreversíveis à bateria ocorrem quando a mesma é exposta a uma temperatura superior a 35 graus Celsius. Ou seja, o calor em excesso ocasionará um dano irreparável à bateria do iPhone. Enquanto temperaturas muito baixas, abaixo de 0 grau Celsius, podem exigir tanto do processador que o consumo de bateria será muito elevado, podendo durar apenas alguns minutos de uso. A fabricante do iPhone recomenda que você utilize seu iPhone sempre em temperaturas entre 0 e 35 graus Celsius.

 

FONTE: APPLE

 

 

Desfazendo mitos

#1 Não importa quantas vezes por dia você carrega a bateria do seu iPhone. Ela não será afetada negativamente.

 

#2 Carregar apenas um pouquinho não danifica a bateria.

 

#3 A bateria só reduz sua vida útil durante o descarregamento.

Post a Comment