fbpx
carregadores para macbook-de-carregadores para macbook

Carregadores para MacBook, quais os mais comuns?

Quem usa computadores da Apple sabe que existem diferentes tipos de carregadores para MacBook, cada um com um conector diferente, uma potência específica e indicado para certos modelos do aparelho.

 

Essa variedade de opções pode ser um pouco intimidadora quando procuramos por um novo carregador para o nosso MacBook. Afinal, qual deles é o indicado para o seu aparelho?

 

iPhone Seminovo

No artigo de hoje, você aprenderá tudo que existe para saber sobre os carregadores para MacBook e como comprar o perfeito para o seu computador. Portanto, continue lendo!

 

 

Quais os tipos de carregadores para MacBook existentes?

Atualmente, existem três tipos de carregadores para MacBook, cada um com vários níveis de potência, conectores e recomendados para diferentes versões do computador. Confira abaixo:

 

 

USB-C

As versões mais recentes do MacBook, lançadas de 2015 para cá, usam o carregador USB-C para alimentar as suas baterias. Esse carregador é uma variação do clássico carregador USB, usado em vários tipos de dispositivos por aí.

 

O Type-C tem como vantagem, em relação a outros tipos de carregadores USB, o fato de ser mais resistente e ter mais velocidade na transmissão de energia. Esse tipo de USB é capaz de suportar até 100W de eletricidade, mas os carregadores da Apple trabalham com potência menor.

 

Existem três carregadores USB-C para MacBook:

  • o carregador de 29W ou 30W, recomendado para o MacBook (2015 ou mais recente);
  • o carregador de 61W, recomendado para o MacBook Pro de 13 polegadas (de 2017 com quatro ou duas portas Thunderbolt 3 e de 2016, com quatro ou duas portas Thunderbolt 3);
  • o carregador de 87W, recomendado para o MacBook Pro de 15 polegadas, de 2016 ou 2017.

 

 

MagSafe 2

Esse carregador é uma versão melhorada do primeiro tipo de adaptador de alimentação do MacBook e é usado para versões do aparelho de 2012 até 2015 (porém, alguns lançamentos específicos mais recentes têm conector para ele).

 

Ele é exclusivo para o MacBook e seu conector não encaixa com nenhum tipo de aparelho diferente, de nenhuma marca.

 

No geral, o MagSafe 2 é dividido em 3 potências diferentes de alimentação:

  • com 45 W de potência, indicado para o MacBook Air (de 13 ou 11 polegadas, de 2012, 2013, 2014, 2015 e até 2017);
  • com 60 W de potência, feito para o MacBook Pro Retina, de 13 polegadas, de 2012, 2013, 2014 e 2015;
  • com 85 W de potência, para o MacBook Pro Retina original (de 2012) e o de 15 polegadas de 2013, 2014 e 2015.

 

 

MagSafe

O carregador MagSafe é o tipo de carregador mais antigo para o MacBook. Ele é, por exemplo, o adaptador de alimentação da versão original do aparelho.

 

Esse tipo de carregador foi utilizado pela Apple durante os anos de 2006 até 2012, não sendo compatível com os aparelhos mais novos. Porém, ele ainda é comercializado para quem tem versões mais antigas do MacBook.

 

Uma das características do MagSafe é que seu cabo de transmissão de energia vem em dois modelos: L ou T. A principal diferença desses cabos é puramente estética: o L tem a cabeça do conector um pouco mais alongada, o que lembra a letra L. Já o cabo T não tem essa cabeça alongada, o que faz lembrar a letra T.

 

Além da estética, os cabos diferem em variações de potência e aparelhos compatíveis. O cabo L tem três potências diferentes (45W, 60W e 85W), enquanto o T tem apenas duas (60W e 85W). Veja a lista de aparelhos para cada cabo abaixo:

 

 

MagSafe com cabo L:

  • compatível com 45W: MacBook Air original, de 2008, 2009, de 2010 (11 e 13 polegadas) e 2011 (11 e 13 polegadas);
  • compatível com 60W: MacBook de 2009 e 2010 (13 polegadas), MacBook Pro (13 polegadas) de 2010, 2011 e 2012;
  • compatível com 85W: MacBook Pro de 2010 (15 e 17 polegadas), de 2011 (15 e 17 polegadas) e 2012 (15 polegadas).

 

 

MagSafe com cabo T:

  • compatível com 60W: MacBook (13 polegadas) original, de 2006, de 2007, de 2008 e 2009 e MacBook Pro de 2009 (13 e 15 polegadas);
  • compatível com 85W: MacBook Pro original, de 2008 ou 2009 (de 15 ou 17 polegadas dessas versões).

 

 

Quais as principais dúvidas sobre os carregadores para MacBook?

Como deu para ver, não é estranho ficar um pouco confuso sem saber qual o carregador correto para o seu MacBook. É preciso verificar a data de lançamento do aparelho, sua versão, o tamanho de tela e, então, identificar qual o melhor adaptador de alimentação para você.

 

Por isso, é normal ficar com dúvidas quando for comprar um novo carregador para MacBook. Nós selecionamos as questões mais comuns para responder logo abaixo. Continue lendo!

 

 

Usar um carregador mais potente danifica meu MacBook?

Essa é uma dúvida comum, mas a Apple já confirmou que não, um carregador mais potente que o recomendado para o seu aparelho não vai danificá-lo.

 

Mesmo que seu aparelho use uma potência de, digamos, 60W, e o seu carregador seja de 85W, o MacBook não será danificado. Porém, um adaptador de alimentação com potência menor (de 45W, por exemplo) não dará carga o suficiente para o aparelho.

 

 

Como saber se o meu cabo USB-C é o correto?

Os carregadores USB-C são divididos em duas peças: um cabo e o adaptador de alimentação em si.

 

Como esses componentes são separáveis, caso você tenha mais de um carregador em casa, é possível que haja confusões sobre qual cabo vai em qual adaptador.

 

Para evitar esses problemas, a Apple inseriu um código no número de série de cada cabo, para facilitar a sua vida.

 

Esse número de série está na parte externa do cabo, ao lado dos dizeres: “Designed by Apple in California. Assembled in China”.

 

 

Para identificar qual cabo vai em qual adaptador, basta usar esta regrinha:

  • se o número de série começar com C4M ou FL4, é um cabo USB-C de 29W ou 30W;
  • se o número de série começar com DLC ou CTC, então, é um cabo de 61W ou 87W.

 

 

Posso aproveitar meu MagSafe em versões mais recentes do MacBook?

Sim. Se você tiver um MagSafe em L ou T em casa e um computador que use uma entrada do MagSafe 2, poderá utilizar esse carregador.

 

Para isso, você precisará de um conversor de MagSafe para MagSafe 2.

 

 

Existe risco em não utilizar carregadores originais no meu MacBook?

Sim, muitos. Um carregador falso pode danificar seu computador permanentemente e causar danos maiores, como choques elétricos no usuário ou mesmo explosões.

 

Para se ter uma ideia do risco, o Chartered Trading Standards, órgão de proteção aos consumidores no Reino Unido (equivalente ao nosso Procon), fez um teste com cerca de 400 carregadores falsos comprados na Internet de fornecedores do mundo todo.

 

Desses 400 carregadores, 397 falharam no teste mais básico de isolamento anti-choque! Ou seja: 99% desses carregadores davam choque nas pessoas e podiam fritar os componentes do MacBook por transmitir corrente elétrica acima do limite.

 

Isso é muito perigoso! Por isso, use sempre carregadores originais adquiridos em lojas especializadas. Agora que você já sabe mais sobre carregadores para MacBook, já sabe qual deles comprar para o seu aparelho, não é mesmo?

 

Se estiver procurando por carregadores, entre em contato com a gente. Nós temos o que você precisa!

Post a Comment