fbpx
Sabe como configurar o iTunes - iHelpU

Sabe como configurar o iTunes? Aprenda aqui!

A Apple, como era de se esperar, fornece a seus usuários os melhores produtos e serviços. Por isso, é essencial que os donos de iPhones e iPads aprendam como configurar o iTunes para obter o melhor que a marca da maçã tem a oferecer.

Este artigo traz um pequeno guia para você entender as funcionalidades dessa plataforma e saber como personalizá-la. Esperamos que goste e tire proveito!

Para que serve o iTunes?

O iTunes é um reprodutor de mídias audiovisuais bastante versátil e tem diversas funções para facilitar a vida do usuário. Ele também serve como uma biblioteca de mídias, organizando-as de acordo com o título, autores, compositores, ano de lançamento etc.

Ademais, ele funciona como uma rádio digital via conexão por internet que tem mais de 100 canais com diversos gêneros, do pop ao heavy metal. Há diversos podcasts que podem ser baixados pelo iTunes para ajudar no aprendizado de língua e na descoberta das novidades musicais.

iTunes U e Apple Store

Ele conta também com o iTunes U, uma iniciativa da Apple junto com as melhores universidades americanas que visa divulgar aulas gratuitamente na plataforma. Por fim, é um gerenciador de aplicativos muito útil para usuários da Apple porque permite a transferência dos conteúdos baixados nos aplicativos mobile para o computador e vice-versa. É possível, ainda, comprar apps na loja do iTunes e passar para o iPhone.

Quais são as vantagens do iTunes?

Ter um backup físico para seu aparelho

O iTunes é a garantia de que você terá um backup físico de seu aparelho Apple, afinal, durante a sincronização ele salva todas as informações. Com isso, você não precisa gastar a sua franquia de dados ou ter conexão wi-fi para prevenir a perda de informações.

Transferir volumes maiores de dados

Caso você tenha um acervo de vídeos e músicas muito grande no seu computador, pode transferi-lo para seu iPhone ou iPad sem dificuldades. É muito melhor que baixar os arquivos novamente.

Como instalar o iTunes?

Instalar diretamente do site da Apple

Baixar o iTunes no site da Apple é a maneira mais simples de obter uma versão atualizada e confiável, que não esteja acompanhada de vírus. Para isso, basta acessar o endereço apple.com/itunes/download e a própria página identificará o sistema operacional do seu computador para oferecer o instalador adequado.

​Desinstalar versões anteriores

Para não haver conflito, recomenda-se que você desinstale todas as versões anteriores do seu computador. Nesse caso, você deverá acessar o menu de desinstalação de programas do seu sistema operacional.

Executar o arquivo de instalação

Você deverá clicar duas vezes no ícone do instalador e seguir os comandos recomendados. Em seguida, precisará clicar na opção de aceitação dos termos da licença e esperar até a finalização do processo.

Reiniciar o computador

Esse passo — apesar de opcional — melhorará o desempenho do programa enquanto você estiver configurando a ferramenta nas próximas etapas.

Como cadastrar o ID Apple no iTunes?

Iniciar o iTunes

Para configurar o software você vai precisar abri-lo, afinal, todas as etapas são feitas dentro dele. Se for a primeira vez que tiver instalado, algumas mensagens de boas-vindas aparecerão.

Fazer login com um Apple ID

Atualmente, para utilizar e sincronizar qualquer produto da Apple, é necessário fazer uso do Apple ID, que é o seu cadastro de usuário. Caso ainda não tenha, o próprio iTunes oferece a opção de criar. Para isso, você terá que ter em mãos seu CPF, seu CEP e um número de cartão de crédito — se não tiver um, é possível criar uma conta sem cartão no site da Apple.

Desautorizar o acesso de computadores antigos

A conta de uma ID Apple só pode ser associada a cinco equipamentos por vez. Um dos problemas mais comuns que as pessoas enfrentam durante a configuração é o excesso de máquinas utilizando seu ID Apple. Com isso, você não terá autorização para baixar os conteúdos que comprou. Se quiser dar acesso ao computador atual, precisará desautorizar algum outro dispositivo.

Como configurar o iTunes?

No menu que fica na barra superior do programa, clique em “Editar” (Windows) ou em “iTunes” (MAC). São várias as possibilidades de configuração, mas você deverá realizar esses ajustes antes mesmo de importar seus arquivos.

Clique em preferências dentro do menu “Editar”. A partir disso, aparecerá uma janela com várias abas:

Aba “Geral”

  • nome da biblioteca: se vários usuários utilizarem o mesmo computador, pode ser útil que cada um nomeie sua própria biblioteca para não dar confusão;
  • visualizações: você pode usar várias opções de interface;
  • ao inserir um CD: para escolher quais ações o iTunes realizará após a inserção do CD;
  • ajustes de importação: essa parte é essencial para você definir em quais formatos seus arquivos de áudio e vídeo serão convertidos quando adicioná-los à biblioteca;​
  • idioma: escolha a língua usada pelo iTunes.

Aba “Reprodução”

  • fusão entre músicas: você pode escolher como será a transição de uma música para outra. O Fade In vai reduzindo o som no final da música antes de mudar a faixa, ao passo que o Fade Out muda de repente;
  • verificação de som: o iTunes nivela o volume de cada música mesmo que elas estejam gravadas em diferentes alturas;
  • amplificador de som: você pode escolher ressaltar os agudos, os graves etc.;
  • versão de vídeo preferida: permite definir a qualidade padrão na qual os vídeos serão reproduzidos;
  • estilo de legenda;
  • reproduzir áudio usando: você escolhe os dispositivos que reproduzirão seus arquivos de áudio;
  • bits por amostra de áudio: opção para determinar a qualidade padrão de áudio.

Há diversas outras configurações nesse menu. As que apresentamos acima são as principais para garantir uma melhor experiência de áudio. De todo modo, não deixe de explorar os recursos!

​Como sincronizar o iTunes?

Essa tarefa é muito simples. Depois de configurar suas preferências, basta conectar o iPhone com uma entrada USB. Automaticamente o programa vai oferecer a opção de sincronizar. Então, é só você escolher os aplicativos e arquivos que deseja sincronizar e selecionar essa opção para terminar o processo.

Com essas dicas de como configurar o iTunes você será capaz de obter uma experiência de altíssima qualidade. Apesar de ter sido abandonado nas últimas versões do iPhone, ele ainda é um software muito útil.

Quer continuar recebendo as melhores dicas para usuários de produtos Apple? Então, não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais Facebook e Instagram.

Post a Comment