Procon nos livrando do telemarketing

Procon nos livrando do telemarketing

Você já deve ter passado pela situação de ouvir seu telefone tocando, atender a ligação de um número desconhecido e ter o desprazer de ser um robô, ou um funcionário de telemarketing tentando vender algum serviço. Isso acontece o tempo todo e incomoda a praticamente todos os 229 milhões de aparelhos celulares ativos no Brasil, todos os dias.

 

 

Procon nos livrando do telemarketing

É praticamente impossível não ser interrompido durante uma reunião ou um almoço por um atendente de telemarketing. E por mais que você implore para ser removido das listas deste tipo de serviço, com o passar do tempo novamente seu número é adicionado e as ligações retornam.

 

Porém, descobrimos e testamos uma maneira muito inteligente que permite você nunca mais receber ligações indesejadas no seu celular.

O ProconPrograma de Proteção e Defesa do Consumidor – do Estado do Rio Grande do Sul lançou um portal para cadastro de números de telefone, dirigido às pessoas que não querem mais receber ligações de telemarketing.

 

O portal Procon Bloqueio permite que você cadastre seu número de telefone (pode ser iPhone ou qualquer outro aparelho), de forma gratuita, para nunca mais ser perturbado indevidamente.

O Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing é muito simples de ser realizado e você precisará informar apenas seu nome completo, CPF, RG e e-mail. Além do seu número de telefone, claro.

 

 

Procon nos livrando do telemarketing

 

 

Como cadastrar seu número

Para realizar o cadastro e se livrar das ligações inoportunas, basta clicar aqui e seguir o passo a passo abaixo.

 

 

#1 Acessar o site: http://www.proconbloqueio.rs.gov.br

 

#2 Clicar em Cadastro de Bloqueio

 

#3 Preencher com seus dados e acessar seu e-mail para verificar a senha enviada automaticamente

 

#4 Realizar login com seu CPF e a senha nos campos corretos

 

#5 Agora basta cadastrar o número do seu telefone para se livrar do telemarketing

 

 

Seguindo os passos acima, o número do seu telefone entra em uma lista a qual as operadoras de telemarketing não podem ligar para oferecer serviços. O prazo para o cadastro do telefone na lista é de até 30 dias, para o Procon.

Ou seja, em no máximo 30 dias após o cadastro, nenhuma empresa de telemarketing poderá fazer contato com o seu número.

 

 

Perguntas e Respostas

#1 Como funciona?
R. O consumidor que possui linha telefônica, fixa ou celular em seu nome, no Estado do Rio Grande do Sul q quiser que esta linha não receba mais ligações de ofertas de produtos ou serviços, poderá inscrevê-la no cadastro de bloqueio de ligações de telemarketing.

 

 

#2 É possível cadastrar o nº de telefone de outras pessoas (filho, esposa, amigo, etc.)?
R. Não. O consumidor só poderá cadastrar as linhas que estiverem em seu nome até o máximo de 3.

 

 

#3 A inscrição da linha no cadastro bloqueia todas as chamadas de telemarketing?
R. Não. A linha ainda poderá receber chamadas de entidades filantrópicas que solicitam doações e das empresas que o consumidor autorizar.

 

 

#4 Com a linha no cadastro, como posso autorizar uma empresa a fazer contato?
R. O consumidor que desejar receber ligações de uma ou mais empresas, deverá faze-lo por escrito. O PROCON-RS disponibiliza em seu site um “Termo de Autorização” padrão de fácil entendimento que pode ser acessado tanto pelo fornecedor como pelo consumidor. Somente com essa autorização assinada pelo consumidor, a empresa poderá ligar para um número bloqueado. Este documento deve ficar de posse do fornecedor.

 

 

#5 Se uma empresa quiser me obrigar a assinar a autorização para me vender um produto ou serviço, o que devo fazer?
R. Nenhum consumidor pode ser obrigado a assinar uma autorização. Se isso ocorrer, deverá comunicar o fato a um órgão de defesa do consumidor, já que é uma prática abusiva.

 

 

E aí, curtiu ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso WhatsApp que a gente responde rapidinho.

Post a Comment