Por que é importante procurar uma assistência técnica especializada?

Levar o celular para consertar quando há algum defeito é sempre uma tarefa que causa muita angústia nas pessoas. Afinal, sempre temos alguém perto de nós que reclama bastante dessas prestadoras de serviço. A demora e a desonestidade são práticas comuns! Por isso, a assistência técnica especializada deve ser sempre a sua primeira opção.

Nela, você conta com uma mão de obra de confiança e peças cujo uso foi homologado pelos fabricantes. São empresas sérias que investem em excelência. Para que você conheça melhor o trabalho da assistência técnica especializada, preparamos este post. Confira!

Qual a diferença entre assistência técnica autorizada e assistência técnica especializada?

Apesar de serem muito confundidas pelas pessoas, as assistências técnicas especializadas e autorizadas não são a mesma coisa. Neste último caso, que também é conhecido como concessionária, a assistência é vinculada diretamente ao fabricante, sendo obrigada a empregar somente peças originais para o reparo.

Para conhecer as autorizadas, o consumidor deverá consultar o termo de garantia e o manual de usuário do aparelho, que normalmente vêm na mesma embalagem do produto. Enquanto seu telefone estiver no prazo de garantia e apresentar defeitos de fábrica, o consumidor deverá procurar as autorizadas! Caso contrário, corre o risco de a fabricante alegar o mau uso do equipamento e negar demais reparos, mesmo ainda na vigência do prazo de garantia.

Já assistência especializada é uma prestadora de serviços que é mais livre e não precisa utilizar as peças originais dos fabricantes. Mas isso não significa uma redução na qualidade! Existem, hoje, diversas peças fabricadas por marcas menos conhecidas, que não precisam investir tanto em marketing. Devido a isso, elas são capazes de oferecer um preço reduzido com a mesma qualidade do original.

Assim, nas especializadas, não há a obrigação de usar peças originais, mas você pode requisitá-las, se quiser. Como enfrentam uma concorrência maior, nesse tipo de assistência, também temos profissionais mais bem capacitados e um serviço de melhor qualidade.

Qual a importância de buscar um serviço que ofereça assistência técnica especializada?

Para responder a essa pergunta, vamos fazer uma breve analogia com a medicina: você vai a um pneumologista para tratar de uma conjuntivite ou vai a um otorrinolaringologista por causa de prisão de ventre? Não! Porque você entende que o melhor médico é o especialista naquela área.

Se você procura uma assistência técnica que conserta todos os tipos de equipamentos eletrônicos ou todos os aparelhos móveis, você não contará com profissionais que conhecem a fundo cada um deles. Afinal, esses profissionais vão ter de estudar o básico do reparo de cada aparelho e não poderão se aprofundar no assunto. É uma questão de tempo!

Quando você procura uma assistência técnica especializada na Apple, por exemplo, os profissionais se dedicam somente a esses aparelhos, podendo estudar a fundo as melhores técnicas de reparo de iPhonesiPads MacBooks. Além disso, essa empresa terá mais capital para investir em uma maior diversidade de fornecedores, o que aumenta a gama de produtos e a qualidade das peças.

Quais os cuidados que devemos ter ao procurar uma assistência técnica?

Caso você procure empresas que não são autorizadas nem especializadas, você correrá um risco muito grande. Esses serviços são mais baratos, mas pecam em qualidade. Por isso, vamos dar algumas dicas para que você saiba escolher a assistência mais segura:

Tempo no mercado

O tempo no mercado indica que o serviço para onde você está levando o aparelho tem prestado uma boa assistência, a ponto de se manter lucrativo no mercado por um bom tempo. Isso demonstra um patamar de qualidade, pois, caso contrário, os clientes não confiariam mais na loja e, assim, aos poucos ela se veria em má situação financeira, sendo obrigada a fechar.

Preço

Há assistências que cobram muito caro pelas peças, visando somente aos lucros, sem se importar em ser justas com o consumidor. Porém, há aquelas que não superfaturam os serviços e oferecem um preço compatível com o mercado e a qualidade. Isso, além de ser uma vantagem para o bolso, também mostra o compromisso dessa empresa com o consumidor.

Avaliação de outros consumidores nas redes sociais

Atualmente, não é recomendado fechar qualquer negócio sem verificar quais são as avaliações de uma empresa no Facebook ou no Google. A internet se tornou um espaço democrático, no qual todas as pessoas podem expor sua opinião. Graças a isso, os consumidores podem se informar muito melhor. Mas é preciso ter atenção: há sempre alguém buscando prejudicar as empresas, então avalie de acordo com a opinião geral.

Avaliações negativas em sites de reclamações

O site Reclame Aqui é excelente para verificar avaliações negativas das empresas. Portanto, é sempre bom conferir. Afinal, no mercado das assistências técnicas, há casos de golpistas que roubam peças do cliente para revender.

Em quais situações devemos levar o produto para a assistência técnica especializada?

Os principais problemas que levam um aparelho para o conserto são:

  • desgastes devido ao uso;
  • infiltração de conteúdos líquidos dentro do aparelho;
  • danos físicos, como quedas e arranhões;
  • instalações indevidas;
  • defeitos causados por uso de acessórios que não foram homologados pelo fabricante;
  • defeitos ou danos causados por intempéries;
  • reparos efetuados por assistências técnicas não especializadas.

Sempre que você estiver em algumas dessas situações, é essencial procurar uma assistência especializada para que os danos no aparelho não se ampliem e você seja obrigado a comprar outro. Se os defeitos foram causados por erro de algum prestador de serviço de má qualidade, é imprescindível que você procure uma especializada de renome no mercado para realizar os reparos. Caso você continue sempre escolhendo as opções mais baratas, porém duvidosas, você corre o risco de perder o aparelho.

Com essas informações, você deve ter percebido a importância de entregar seus aparelhos eletrônicos somente para quem reconhecidamente sabe do assunto. Por isso, sempre o melhor a se fazer é procurar um serviço de assistência técnica especializada, no qual você vai contar sempre com peças de qualidade, bom atendimento e ótimo suporte ao cliente.

Quer saber mais sobre a nossa empresa e por que nós fornecemos a melhor assistência técnica para produtos Apple na nossa região? Está interessado em um orçamento? Entre em contato conosco!

Post a Comment