Passo a passo: como limpar o cache de iPhone

Marinheiros experientes sabem da importância de navegar bem equipados. Mas quando a tempestade chega, livram-se do supérfluo para evitar que o barco naufrague. Você pode não ser uma pessoa do mar, mas conhece a experiência de navegar com rapidez pela internet com seu iPhone. No entanto, se seu telefone tem travado com frequência, é sinal de que está na hora de limpar cache.

Ficou curioso para saber mais? Então, acompanhe a leitura até o final para descobrir como limpar cache de iPhone e deixá-lo mais limpo, leve e rápido!

O que é cache?

Mas afinal, o que é esse tal de cache? Quando você navega pela internet ou utiliza aplicativos que se alimentam dela, seu celular faz o download momentâneo dos dados acessados. Em seguida, quando o site ou aplicativo é abandonado, esses dados são eliminados.

Porém, alguns dados são acessados com regularidade. Para o celular, é como cavar um buraco e depois tapá-lo toda vez que isso ocorre. E ele não fica feliz com esse desperdício de energia.

O cache existe para evitar esse trabalho dobrado. Ele armazena internamente informações que são acessadas com recorrência e cria vias de acesso rápido para navegadores e aplicativos. Assim, o celular não precisa fazer o download desses dados, o que torna o aparelho mais eficiente e proporciona uma experiência de uso agradável.

Entretanto, tudo em excesso faz mal. Após uso intenso do aparelho, o cache pode ficar demasiadamente cheio e se tornar contraproducente. Mas fique tranquilo! Em seguida, você verá um passo a passo de como limpar cache para deixá-lo leve novamente.

Como limpar cache de Iphone?

O iOS, sistema operacional dos produtos Apple, tem a peculiaridade de autogerenciar a limpeza do cache. Mas nem sempre a inteligência do sistema é suficiente. Siga esse passo a passo para liberar o cache manualmente em navegadores e aplicativos:

Navegadores

Para liberar o cache do Safari:

  1. Abra os Ajustes do seu iPhone.
  2. Clique na aba Safari.
  3. Role a página até aparecer o botão Limpar histórico e dados dos sites.
  4. Em seguida, clique em Limpar tudo.

Caso você tenha outros navegadores no seu iPhone, pode limpar o cache pelo próprio navegador. Veja o exemplo do Chrome:

  1. Abra o navegador.
  2. No canto superior direito, clique no botão Mais, representado por três bolinhas na vertical.
  3. Clique em Histórico.
  4. Em seguida, clique em Limpar dados de navegação.
  5. Selecione as caixas Dados do site e arquivos ‘cookies’ e Imagens e arquivos armazenados em cache.
  6. Por último, clique em Limpar dados de navegação.

Aplicativos

Para limpar cache dos aplicativos, primeiro você precisa descobrir quais estão armazenando dados em excesso. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Nessa página, você pode conferir quanto de espaço cada aplicativo ocupa.

A maneira mais fácil de liberar o cache dos aplicativos é entrar em cada um deles e checar se tem a opção para apagar dados armazenados. Caso não exista, você pode apagar o aplicativo e reinstalá-lo.

Existem alternativas pouco ortodoxas para liberar o cache em aplicativos do iOS. Uma delas é baixar um gerenciador de cache como o Battery Doctor. Nele, você pode usar a função Clean Now > Junk > Clean Up Cache para fazer o trabalho pesado.

Também há uma opção inusitada. Como mencionado, o iOS faz o autogerenciamento da limpeza do cache. Então, se você fizer o download de um arquivo gigante, como o filme Poderoso Chefão ou Senhor dos Anéis, o sistema forçará a limpeza do cache para liberar espaço para o seu download. Depois, basta apagar o arquivo. De preferência, escolha um filme do seu gosto para unir o útil ao agradável.

Agora você já sabe! Quando os aplicativos começarem a apresentar lentidão, lembre-se de limpar cache de iPhone. Mas não abuse. O cache foi criado para trazer uma melhor experiência de usuário para você.

Gostou do nosso artigo sobre como limpar cache de iPhone? Então, aprenda agora como trocar a placa do iPhone!

Post a Comment