fbpx

MacBook Pro: teclado e trackpad não funcionam no modelo A1502

MacBook Pro: teclado e trackpad não funcionam no modelo A1502

Mesmo sem o reconhecimento da Apple – pela falta de recall – o MacBook Pro Retina [modelo A1502] sofre com um problema crônico. Aparentemente sem explicação, tanto o teclado quanto o trackpad deste aparelho apresentam falha intermitente no seu funcionamento. Muitas vezes, estes aparelhos são condenados – por associação a problemas na placa-mãe – sem que você encontre uma resposta para o problema.

A Apple não se manifestou sobre o tema, mas os casos de teclados que não funcionam neste modelo são inúmeros. Apesar de ser um caso muito comum, dificilmente você encontrará uma resposta clara de como solucionar.

O caso

Tenho um MacBook Pro 13″ (Mid 2015) e há aproximadamente 2 meses notei que o teclado e o trackpad começaram a falhar, sem que a máquina tivesse sofrido qualquer dano (queda ou contato com umidade). Depois um ou dois dias, ambos componentes pararam de funcionar por completo. Comecei a buscar casos semelhantes na internet, atrás de alguém que tivesse solucionado o problema. Identifiquei muitas pessoas com o mesmo problema, e ninguém com ele resolvido. No site da fabricante, apenas constavam casos de pessoas que levaram suas máquinas até sua assistência técnica para realizar a troca da placa-mãe do aparelho. Tentei realizar a substituição do teclado e do trackpad, para identificar qual dos dois estava com problema. Resultou que mesmo com componentes novos, a situação não havia melhorado. E eu não gostaria de ter de trocar a placa-mãe deste aparelho, pois sabia que todo o resto funcionava nele.

 

A solução

Ao invés de trocar uma placa-mãe inteira de um aparelho que está com mais de 90% de suas funções em perfeito estado, a solução passa pela substituição de um componente flex, responsável por transmitir informação do trackpad diretamente à placa-mãe.

Este componente nada mais é do que um cabo, que transmite todo e qualquer movimento ou clique do trackpad à placa-mãe do aparelho, fazendo com que o mesmo seja reconhecido pela máquina. E o teclado, o que tem a ver com isto? O funcionamento do teclado está diretamente relacionado ao reconhecimento do trackpad.

Portanto, quando o trackpad deixa de ser reconhecido pela falta de conexão com a placa-mãe, automaticamente o teclado, que depende desta informação, para de funcionar. Neste caso clássico, nem teclado e nem trackpad necessitam ser substituídos, somente o componente flex abaixo (Part 821-000184-a).

Com a substituição deste componente, o trackpad do MacBook volta a funcionar e, automaticamente, o seu teclado é novamente reconhecido. Caso resolvido!

Post a Comment