iPhone travando: entenda as principais causas e como resolver

Quem usa os produtos da Apple, sabe que terá em mãos dispositivos em perfeito funcionamento. Afinal de contas, a cada novo lançamento, a fabricante nos oferece provas da alta qualidade de seus itens. Porém, o que fazer para solucionar o problema de um iPhone travando?

Em primeiro lugar, devemos esclarecer que o gadget foi desenvolvido para rodar com fluidez. Portanto, qualquer dificuldade na hora de usá-lo, na maioria dos casos, é sinal de que alguma ação deixou de ser realizada pelo próprio dono do aparelho.

Neste post, você vai descobrir quais são as causas de um iPhone travando e como resolver o problema. Confira!

O que faz um iPhone travar?

É provável que você tenha ouvido falar que o iPhone está imune aos bugs. Inclusive, esse é um dos motivos pelos quais muita gente não abre mão do aparelho criado pela Apple.

Contudo, determinadas situações podem contribuir para que o celular deixe de funcionar como o esperado. Quando isso acontece, surge a pergunta: afinal, por que o meu iPhone está travando? As causas podem ser as seguintes:

  • sistema operacional desatualizado;
  • atualizações ou downloads de aplicativos não concluídos;
  • bateria próxima de descarregar;
  • muitos apps abertos;
  • pouca ou nenhuma memória disponível;
  • muito tempo de uso do aparelho.

Se o seu iPhone se enquadra nas situações acima, você precisa tomar algumas medidas simples para solucionar o problema. É isso que vamos abordar no próximo tópico. Continue a leitura para conferir!

Como resolver o problema de um iPhone travando?

Quem usa o iPhone sabe que ele funciona muito bem, por isso, é conhecido por não travar. Para livrá-lo dos indesejados bugs, porém, é preciso tomar alguns cuidados. Descubra como evitar que o seu aparelho não deixe você a ver navios!

Resete

A primeira dica para solucionar o problema de um iPhone travando é desligá-lo ao pressionar o botão ligar/desligar, localizado na parte superior à direita.

Se isso não resolver, outra forma de resetar o celular é segurar ao mesmo tempo o ligar/desligar e o home (botão redondo) pelo período de dez segundos até surgir o ícone da Apple na tela. Assim, o sistema operacional conclui as atualizações e os downloads dos aplicativos instalados há pouco tempo.

Recarregue

O fato de a bateria estar quase descarregada também pode comprometer o funcionamento do iPhone. Portanto, recarregue-a quando notar que ela está chegando ao fim. Dessa forma, o seu celular vai funcionar normalmente.

Feche os aplicativos

Algum aplicativo deixou de funcionar? É sinal de que há apps abertos, mesmo sem uso. Nesse caso, aperte duas vezes o botão home. Assim, eles aparecerão na parte inferior da tela.

Para fechá-los, basta pressionar o ícone, que vai começar a se mexer. Em seguida, toque no sinal de subtração que surge no canto. Os aplicativos abertos consomem muita bateria e podem travar o iPhone.

Libere espaço

Sabemos que um iPhone travando pode causar transtornos. Por isso, devemos lembrar que o problema também aparece quando o aparelho está com pouca memória disponível. Portanto, jamais utilize todo o espaço — a sugestão é deixar de um a dois gigabytes livres.

As fotos e os vídeos são os arquivos que mais ocupam memória em um celular. Logo, a orientação é apagá-los depois de fazer o backup. Se preciso, delete também os aplicativos e os jogos que você não usa mais.

Atualize

Atualizar o sistema operacional é outra recomendação para impedir que o iPhone trave. Lembre-se de que as fabricantes liberam updates regularmente, a fim de corrigir falhas e bugs. Para verificar se está tudo certo com a versão que você usa, vá em Ajustes > Geral > Atualização de software.

Restaure

Restaurar o aparelho é o último recurso para resolver o problema de um iPhone travando. Antes, porém, lembre-se de fazer o backup dos arquivos para não perdê-los. Você precisa também verificar se o seu iTunes está atualizado.

Feito isso, conecte o celular a um computador e clique em iPhone, na coluna da esquerda. Depois, vá em Restaurar e siga as orientações na tela.

Quais as demais dicas para solucionar um possível bug?

A Apple também oferece algumas dicas preciosas para solucionar possíveis bugs que venham a prejudicar o funcionamento de um iPhone. Saiba mais a seguir!

Tela preta ou congelada

Em caso de tela preta ou congelada, será preciso forçar a reinicialização do gadget. É importante destacar que essa ação não apaga o conteúdo presente no celular, ok?

Para reiniciar os modelos mais recentes, basta pressionar e soltar de forma ágil os botões Aumentar Volume e, depois, Diminuir Volume. Em seguida, você deve apertar o botão lateral até o ícone da Apple surgir na tela.

Se o seu iPhone é o 7 ou 7 Plus, pressione os botões lateral e Diminuir Volume por dez segundos. Quem usa as versões anteriores, por sua vez, deve apertar os botões de início e superior ou lateral pelo mesmo tempo.

Em ambas as situações, o logotipo da fabricante aparecerá. Caso isso não aconteça, deixe o seu celular carregar pelo período de até uma hora antes de utilizá-lo.

Tela travada durante a inicialização

Às vezes, o iPhone pode travar durante a inicialização. Nesse caso, o logotipo da Apple costuma aparecer ou a tela fica azul ou vermelha. A recomendação é conectar o aparelho a um computador e acessar o iTunes. Em seguida, você deverá forçar a reinicialização.

Para tanto, basta seguir os procedimentos mencionados anteriormente, de acordo com o modelo de celular. Os botões precisam ser pressionados até a tela do modo de recuperação surgir.

Ao aparecer a mensagem de aviso, clique em Atualizar para que o iTunes possa reinstalar o iOS sem deletar os dados. Dessa forma, será feito o download do software no dispositivo.

Quando procurar uma assistência técnica?

Se você recorreu às alternativas acima e, ainda assim, o iPhone continua travando, é hora de procurar uma assistência técnica especializada. Afinal de contas, apenas essas empresas poderão investigar qual problema impede o seu celular de funcionar adequadamente e como repará-lo.

É importante lembrar que os profissionais envolvidos na tarefa conhecem profundamente os produtos da marca Apple e, portanto, têm condições de aplicar as melhores técnicas de conserto de forma ágil e eficiente. Assim, você terá o seu aparelho novo em folha rapidamente.

E então, o que achou do conteúdo? Aprendeu como resolver o problema de um iPhone travando? Se mesmo com algumas ações simples você não conseguir reparar o bug, busque um serviço de assistência técnica confiável e de qualidade, combinado?

Agora que você já sabe o que fazer quando o seu celular estiver travando, aproveite que está por aqui para acessar o site da iHelpu e ficar por dentro dos produtos e serviços que oferecemos!

Post a Comment