fbpx

Conheça as 3 maneiras de recuperar a senha do iCloud

Para a garantia da privacidade dos dados dos usuários, a Apple incluiu diversas opções de segurança em seu aparelho. Às vezes, fica complicado para o usuário se lembrar de todas elas. Por isso, vamos ensinar como recuperar senha iCloud, a ferramenta de armazenamento de nuvem da Apple.

Hoje em dia, é muito fácil se esquecer de senhas, pois os aparelhos frequentemente as salvam automaticamente. Como não as digitamos, nossa memória não é exercitada. Então, um belo dia, precisamos entrar em outro dispositivo ou a memória do iPhone é apagada e percebemos que não sabemos mais a senha do iCloud.

Preparamos este post para ajudar quem está sofrendo com esse problema. Não deixe de ler até o final!

Opções para recuperar senha iCloud

Caso faça muito tempo que você criou sua conta no iCloud e não se lembre de exatamente nada do que respondeu sobre as perguntas segurança, sua melhor opção é redefinir a senha. Para isso, siga estes passos básicos comuns a todos os métodos:

  • acesse o Apple ID;
  • clique em “Esqueceu ID da Apple ou senha?”.

Insira o endereço de e-mail do cadastro

Esse endereço é basicamente o que você inseria toda vez que precisava entrar no Apple ID. Geralmente, as pessoas usam o próprio e-mail pessoal. Pode ser que você também não se lembre dele. Não é o fim do mundo, há duas maneiras de descobri-lo:

  • se o seu iPhone estiver desbloqueado, vá em “Configurações”, depois em “iTunes e Apple ID”. Alternativamente, você pode clicar no seu nome quando ele aparecer no topo das “Configurações”;
  • se o seu iPhone estiver bloqueado, procure verificar se as informações estão salvas no iTunes. Basta abrir o software e procurar a opção “Apple ID”. Caso não dê certo, conecte o iPhone, tente fazer um backup via iCloud. Aparecerá uma janela para você fazer o login. Provavelmente, seu e-mail já estará preenchido automaticamente.

Digite o captcha

Sabe aquela autenticação comum nos sites, na qual você digita algumas letras que leu na imagem para provar que não é um robô? A Apple pode exigir essa etapa antes de prosseguir.

Os passos seguintes dependerão muito das opções que você escolheu para reforçar a segurança da sua conta:

  • pode ser uma verificação de duas etapas, que envolverá o envio de um código para outro dispositivo;
  • responder às perguntas de segurança;
  • receber um e-mail com um link para redefinição de senha.

1. Responda a perguntas de segurança

Essa é uma das opções favoritas dos usuários e faz parte do formulário de cadastro. Lá, você deve ter respondido algumas perguntas a respeito de sua vida pessoal: o nome da rua em que você cresceu, o nome de um professor favorito, o nome do primeiro animal de estimação, seu melhor amigo de infância etc. É preciso que você digite exatamente a mesma resposta, letra por letra. O processo é o seguinte:

  • inserir a data de nascimento – informação básica para provar a sua identidade;
  • responder duas perguntas de segurança – as perguntas já aparecem prontas para você responder e ambas devem estar corretas. Caso contrário, você não poderá prosseguir para as próximas etapas;
  • redefinir sua senha – você vai precisar criar uma senha nova e digitá-la duas vezes. Com isso, eles querem conferir se você não digitou nenhum caractere errado.

Crie uma senha que seja fácil de lembrar, que remeta a coisas pessoais. Evite sequências de números, uso de data de aniversário sua ou de algum familiar etc. A Apple exige que ela tenha “8 ou mais caracteres, letras maiúsculas e minúsculas e pelo menos um número”. Além disso, não pode haver uma sequência com 3 caracteres iguais seguidos ou reutilizar alguma combinação que foi resetada no último ano.

E se eu esquecer as respostas?

Primeiro, vamos a algumas dicas para você lembrar as respostas, pois elas têm de ser exatas. No caso de endereços, você abreviou alguma parte? Por exemplo, escreveu Gal. em vez de General?

No caso de nomes, como são exigidos no mínimo 5 caracteres, você não colocou um nome composto ou um nome estendido? Isto é, escreveu Ana Cristina (e não somente Ana) ou Bobby para seu cachorro favorito em vez de Bob?

Caso tenha se lembrado, mas achou difícil responder as perguntas de segurança, você pode mudá-las assim que resetar sua senha. Caso não se lembre de modo algum, existe a possibilidade de solicitar o envio de um link de redefinição para o e-mail alternativo cadastrado.

2. Receba um email de redefinição de senha

Se você não quiser perder tempo tentando se lembrar das perguntas, um e-mail de redefinição de senha poderá ser enviado mesmo que você sequer tenha tentado responder às questões.

Porém, para que isso seja bem-sucedido, você precisa ter acesso ao e-mail alternativo cadastrado. Há pessoas que criaram tantos e-mails na vida que se esquecem qual deles foi usado no cadastro. Para ajudar, a Apple mostra parte do e-mail para o qual a senha será enviada:

  • quando você clica em “Redefinir senha” na página apropriada;
  • logo abaixo de “receber um e-mail”, aparece também a mensagem: “Enviaremos instruções para seu endereço de e-mail que termina em…”;
  • eles enviarão uma mensagem com o título “Como redefinir sua senha da ID da Apple”;
  • haverá um link em destaque no texto do e-mail com os dizeres “Redefinir senha”;
  • o endereço do remetente do e-mail (a Apple) será protegido. Então, contas com o endereço explícito da Apple são falsas. Além disso, a empresa avisa que o e-mail só é enviado em caso de solicitação do usuário, nunca pela Apple. Isso inibe o roubo de informações.

3. Faça a autenticação de dois fatores

Por fim, temos o meio de redefinição de senhas considerado mais seguro atualmente: a autenticação de dois fatores. Ela é uma estratégia avançada de segurança que envolve duas formas de autenticação e está presente desde o iOS 10. Nesse caso, além das perguntas de segurança e da autenticação por e-mail, você também recebe uma mensagem com um código em um número de celular cadastrado.

Somente após digitá-lo a sua redefinição de senha será liberada. Como essa medida é muito trabalhosa, a Apple ainda não obriga seus usuários a utilizá-la. Por isso, há uma opção específica para ativá-la. Se você ainda não conta com essa proteção, entre na sua conta iCloud, ative-a e cadastre seu número de telefone.

Para evitar tanto que esse problema aconteça novamente quanto o bloqueio da sua conta no iCloud, o que pode ocorrer após digitar uma senha incorreta várias vezes, anote-a em algum lugar seguro ou salve-a em um e-mail pessoal, que não seja utilizado em computadores públicos. Há também alguns aplicativos seguros para armazenamento de senha.

Com essas dicas, ficará mais fácil recuperar senha iCloud, pois mostramos todos os passos que podem ser seguidos. A Apple dá várias chances para o usuário, mas ainda há casos raros em que a pessoa não se lembra de nada e é obrigada a criar uma nova conta.

Quer conhecer mais recursos que o iPhone tem para oferecer a você? Então, confira o nosso post em que elencamos os principais recursos do iPhone. Ele foi preparado com muito carinho para que você saiba tirar o melhor proveito do seu aparelho!

Post a Comment