fbpx
Como fazer o descarte correto de celulares - iHelpU

Como fazer o descarte correto de celulares?

Responda com sinceridade: você tem um iPhone usado jogado por aí, talvez numa gaveta, esquecido pelo tempo? Se sim, talvez seja a hora de aprender sobre descarte de celulares e como se livrar desse aparelho sem poluir o meio ambiente.

Hoje em dia, são descartados cerca de 800 milhões de unidades de lixo eletrônico (entre celulares, baterias e pilhas, por exemplo) por ano no Brasil. Se o descarte não for feito corretamente, o dano ambiental pode ser enorme.

Se você quer se livrar dos seus aparelhos antigos da maneira certa, esse artigo é para você. Continue lendo!

Qual a importância de fazer o descarte de celulares corretamente?

Como vimos acima, cerca de 800 milhões de unidades de lixo eletrônico são descartados no Brasil todos os anos. São toneladas de pilhas, baterias e, claro, celulares antigos que não servem mais aos seus propósitos.

Se descartado incorretamente (no lixo comum, por exemplo), esse material pode causar danos sérios. Para começo de conversa, as pilhas e baterias demoram entre 100 a 500 anos para se decompor na natureza.

O pior é o dano a curto prazo: esses materiais soltam substâncias tóxicas na natureza (como lítico, manganês, mercúrio, chumbo, cobre ou cádmio), contaminando o solo e as nascentes de rios. Esses elementos são potencialmente cancerígenos e podem causar danos sérios à população.

Ou seja: é importantíssimo que o descarte de celulares seja feito da maneira correta para não poluir o ambiente e nem prejudicar a saúde das pessoas. Mas como fazer isso? Siga a leitura!

Como fazer o descarte de celulares de maneira correta?

Segundo a Constituição, a coleta de celulares e eletrônicos é de responsabilidade dos fabricantes.

Por isso, a melhor maneira de descartar os aparelhos antigos que você tem em casa é levá-los aos pontos de coleta mantidos pelas empresas responsáveis por esse serviço. Hoje em dia, várias lojas de celulares fazem a coleta desse material, assim como empresas que prestam serviço de assistência técnica.

A coleta é gratuita e a única coisa que você precisa fazer é levar o seu celular usado até lá e descartá-lo no local indicado pela loja.

Depois de descartado, a empresa responsável pela coleta busca os aparelhos e faz a separação deles, encaminhando cada peça para seu local: algumas são reutilizadas em outros setores, outras são reinseridas na cadeia produtiva após reciclagem.

Para saber onde existem pontos de coleta na sua cidade, basta entrar em contato com a loja que vendeu seu celular ou uma empresa de assistência técnica próxima e perguntar se eles têm pontos de coleta.

O que a iHelpU faz para contribuir com o descarte correto?

A melhor maneira de passar algum conhecimento ou fazer algum gesto se tornar popular é pelo exemplo prático. Se nós não fizermos em primeiro lugar, ninguém fará.

É por isso que a iHelpU desenvolveu o GREEN – Gerenciamento de resíduos sólidos iHelpU. Com esse sistema, nós enviamos a nossos fornecedores cerca de 70% de todas as telas que são descartadas nos nossos serviços de assistência técnica (iPhones cujas telas quebraram e nós trocamos, por exemplo).

Dessa forma, essas telas são recicladas pelos fornecedores e reinseridas na cadeia produtiva, evitando o dano ambiental que elas causariam se fossem descartadas no lixo comum.

Deu para ver que não devemos fazer o descarte de celulares no lixo comum, mas sim em postos de coleta específicos que reciclarão o material de maneira adequada?

Então, se você ficou interessado no GREEN, clique aqui e saiba mais sobre nosso sistema de gerenciamento de resíduos sólidos!

Post a Comment