fbpx
central de controle do iPhone

Central de Controle do iPhone: dicas para personalizar

Quer mais conveniência e facilidade ao usar o seu iPhone? Então, você precisa conhecer a central de controle. Trata-se de um menu especial cheio de atalhos para as principais funções do seu smartphone, que pode ser aberto a qualquer hora, em qualquer app. Introduzido originalmente como parte do iOS 7, a central de controle do iPhone oferece atalhos rápidos a diversas funções do smartphone ao simplesmente deslizar o dedo para cima, a partir do rodapé da tela.

 

 

 

 

Recentemente, com a versão 11 do iOS, o recurso passou por uma grande reformulação e agora é personalizável. É possível adicionar e remover atalhos para construir uma central de controle do seu jeito. Continue lendo para saber mais!

 

 

Como personalizar a central de controle do iPhone?

As opções relacionadas à central de controle estão na seção “Ajustes” do iPhone. Lá, é possível definir se ela pode ser acessada de qualquer aplicativo ou apenas da tela de início. Nessa tela, você também acessa a personalização da central de controle.

 

Adicionar e remover atalhos é simples. Basta arrastá-los para a lista de funções ativas (no topo) ou levá-las para a área de itens desativados (embaixo). Além disso, dá para customizar a ordem utilizada na central de controle.

 

Veja a seguir as principais funções disponíveis na central de controle do iPhone.

 

 

Modo avião

Desativa toda a comunicação de rede do seu iPhone. O nome faz referência a um dos momentos em que isso pode ser útil, como ao embarcar em um voo em que seja proibido usar a conectividade do smartphone. Serve como um atalho rápido para cortar todo o uso da rede do seu aparelho.

 

 

Rede de dados

Se você deseja desativar e ativar apenas o uso da rede de dados do seu aparelho, é só usar esse controle específico. Você continuará sendo capaz de usar a internet Wi-Fi, fazer e receber ligações e enviar e receber SMS.

 

 

Wi-Fi

Ao usar esse controle, o uso da rede Wi-Fi será interrompido no seu iPhone. Para reativá-lo, basta apertar o botão novamente. O aparelho passará a usar a internet por meio da sua rede de dados, se ela estiver ativa.

 

 

Tela quebrada iHelpU

 

 

Bluetooth

Parte integrante da central de controle do iPhone, o botão de Bluetooth ativa e desativa o recurso. Além de possibilitar que você encontre aparelhos para se conectar, também marca o seu dispositivo como disponível.

 

 

Player de música

Você pode controlar a música que está ouvindo em aplicativos como Apple Music e Spotify usando esse recurso da central de controle. É possível pausar, reproduzir, passar de faixa e ajustar o volume.

 

 

Brilho

Com esse controle, você muda a intensidade do brilho da tela. Basta passar o dedo até o nível que você deseja.

 

 

Volume

A central de controle do iPhone também possibilita ajustar o volume do aparelho. Seu funcionamento é igual ao controle de brilho: basta arrastar o dedo até chegar ao ponto que preferir.

 

 

Espelhamento de tela

Esse controle permite configurar o espelhamento da tela do seu dispositivo para aparelhos que suportam esse recurso, como a Apple TV.

 

 

Modo Não Perturbe

Ao ativar essa função, as suas notificações ficarão silenciadas até que você desative o Modo Não Perturbe. Elas continuarão chegando ao seu aparelho, só que não emitirão sons nem ligarão a tela. É ótimo para um momento em que você precisa se concentrar, como em uma reunião ou ao estudar.

 

 

Loja Online iHelpU

 

 

Timer

A partir desse atalho, você consegue ativar o timer do app Relógio com apenas um toque. Ao pressioná-lo, é possível até definir o tempo sem precisar abrir o aplicativo.

 

 

Alarme

Essa função oferece um atalho rápido para a aba de alarmes do app Relógio.

 

 

Cronômetro

O botão ativa rapidamente o recurso de cronômetro contido no aplicativo Relógio.

 

 

Modo Pouca Energia

Está com pouca bateria e precisa fazer a sua carga durar mais? É possível inserir na central de controle do iPhone um atalho para ativar e desativar o Modo Pouca Energia. Ele desativa algumas atualizações em segundo plano e ameniza o brilho para deixar a sua bateria durar mais.

 

 

Gravação de tela

Recurso inédito no iOS 11, a gravação de tela permite criar um vídeo com tudo o que está acontecendo na sua tela do iPhone. É possível até ativar o microfone para incluir uma narração sua.

 

 

Gravador

Com apenas um toque, você inicia uma gravação usando o aplicativo nativo da Apple.

 

 

Não Perturbar ao Dirigir

Esse recurso se conecta ao CarPlay e possibilita que você silencie suas notificações enquanto está dirigindo. Trata-se de uma ótima medida de segurança para evitar acidentes.

 

 

Atalhos de acessibilidade

O atalho permite acessar os recursos definidos como prioridade nas opções de acessibilidade. Basta seguir até essas configurações para escolher os ajustes que aparecerão aqui, como inversão de cores, narração da tela, toque assistido, entre outros.

 

 

Lanterna

Ativa a luz do flash com a intensidade definida por você ao manter o botão pressionado.

 

 

Notas

Com esse atalho, você pode realizar ações rápidas com o app Notas em seu iPhone, como criar uma nova anotação ou checklist, inserir uma foto ou escanear um documento. O botão também serve como uma forma rápida de abrir sua lista de textos.

 

 

Calculadora

Faça suas contas com rapidez ao selecionar o botão da Calculadora na central de controle do iPhone.

 

 

Câmera

Um atalho rápido para ativar a câmera do seu iPhone. Ao segurar o dedo sobre o botão, é possível ir direto para a câmera de selfie e até escanear um QR code.

 

 

Acesso Guiado

Restrinja o uso do sistema operacional deixando o usuário acessar apenas um único app. Basta ativar a função a partir da central de controle.

 

 

Apple TV Remote

Esse recurso permite substituir o controle remoto da Apple TV, podendo controlar suas funções de forma rápida e fácil.

 

 

Lupa

Uma opção de acessibilidade, a lupa permite aproximar a imagem da tela do seu iPhone sempre que precisar.

 

 

Tamanho do Texto

Caso você tenha dificuldade para ler o texto da interface do iPhone, basta usar esse controle para aumentar o tamanho da fonte.

 

 

Wallet

Acesse rapidamente a carteira do iPhone, na qual você pode cadastrar cartões e ativar o Apple Pay em locais que suportam esse método de pagamento.

 

 

Night Shift

Ative e desative com rapidez o recurso Night Shift, que ameniza a intensidade do branco da tela para não agredir os olhos à noite.

 

Agora que você já sabe como usar a central de controle do iPhone e entendeu o funcionamento de cada um de seus recursos, comece a usá-la. Decida sobre quais atalhos você deseja usar para contar com mais conveniência ao utilizar seu iPhone!

 

Fique por dentro de mais dicas de como usar cada recurso do iOS. Basta seguir os nossos perfis do Facebook e Instagram!

Post a Comment