fbpx
Dicas de como saber que o cabo do iPhone é original - iHelpU

Celular reiniciando: entenda as principais causas e como resolver!

Hoje em dia, ter um smartphone é essencial para agilizar a realização das tarefas rotineiras. Mas, assim como nós, que ficamos sobrecarregados com tantas atribuições e periodicamente precisamos de um check-up, um celular pode apresentar problemas.

Celular reiniciando é uma situação comum, principalmente em aparelhos com o sistema operacional Android. Essa disfunção pode ocorrer por vários motivos e, para resolvê-la, é importante que o usuário faça um diagnóstico do sistema.

Em alguns casos, o problema pode ser solucionado com alguns procedimentos simples, mas, em outros, é necessário buscar a assistência técnica. Neste post, explicaremos as principais causas para a reinicialização automática do celular e daremos dicas para resolver a situação.

Principais causas que levam o celular a reiniciar

Um celular reinicia sozinho quando há alguma disrupção que pode trazer danos à memória e ao sistema. Por isso, para buscar uma solução para o problema, é preciso identificar as suas causas.

Essas variam em nível de gravidade, sendo que para algumas é possível que o próprio usuário interrompa o mau funcionamento do aparelho. Para casos mais complexos, apenas profissionais de uma assistência técnica autorizada podem trazer uma solução.

Vejamos as causas mais comuns para a reinicialização automática dos telefones celulares.

Capacidade de armazenamento no limite

Devido à característica multiuso dos aparelhos, diversos tipos de arquivos são armazenados pelos usuários. Fotos, vídeos, arquivos de voz, documentos pessoais e aplicativos utilizam espaço da memória do celular.

Para que o equipamento funcione corretamente, é necessário haver uma certa porcentagem de memória livre. Caso contrário, o processamento de dados se torna lento e impede o funcionamento normal do celular.

Por isso, apesar da nossa vontade de manter vários arquivos, é preciso respeitar a capacidade de memória do aparelho. Caso você precise de mais espaço disponível, talvez seja o momento de adquirir um novo celular, com maior capacidade de armazenamento.

Falta de atualização do sistema

A cada atualização disponibilizada, erros do sistema operacional dos aparelhos são corrigidos. Por isso, se o seu celular está reiniciando constantemente e você ainda não fez o download da versão mais recente do sistema, esta pode ser a causa do problema.

Aplicativos e jogos que consomem grande parte da memória

Se você instalou um aplicativo há pouco tempo e, depois disso, seu celular começou a apresentar instabilidades, o motivo do problema pode estar aí. Certos aplicativos utilizam muita memória para funcionar, o que acaba provocando lentidão e travamento do sistema.

Jogos com gráficos complexos também sobrecarregam o aparelho, logo, também podem ser a causa da reinicialização espontânea do celular.

Bateria danificada

Se, além de reiniciar constantemente, a carga do seu celular vem durando menos do que o normal, o problema pode estar na bateria. Após determinado tempo de uso, que varia entre os modelos de aparelhos, é normal haver certo desgaste da bateria.

Caso você tenha feito a troca da peça e, após isso, seu celular passou a apresentar erros de funcionamento, uma causa provável é a má qualidade da nova bateria.

O que fazer com o celular reiniciando

Não se desespere. Com algumas dicas de procedimentos simples que selecionamos para você, seu celular pode voltar a funcionar normalmente. Então, vamos logo ao que interessa.

Faça o backup do celular

A fim de liberar espaço de memória, remova os arquivos de fotos, vídeos e documentos antigos. Para fazer a transferência para um computador, basta conectá-lo ao aparelho por meio do cabo USB e descarregar os arquivos.

Outra opção é instalar em seu aparelho um dos programas de armazenamento na nuvem: Google DriveDropbox ou OneDrive, por exemplo. Esses aplicativos oferecem a opção de sincronizar seus arquivos automaticamente, que são então armazenados em nuvem. Após o upload dos arquivos, basta deletá-los de seu celular para liberar espaço.

Faça uma limpeza no sistema

Além de seus arquivos pessoais, caches e outros dados de navegação ocupam a memória do seu celular. Uma forma simples e rápida de eliminá-los é instalar um aplicativo de limpeza do aparelho.

Além de excluir caches residuais, esse tipo de programa identifica outras possibilidades de liberação de memória. O Phone Cleaner: Clean Storage, disponível para iOS, identifica os arquivos mais pesados do celular, para que assim o usuário decida por apagá-los.

Existem também programas como o MobileGo, disponível para Android, que detectam os aplicativos que estão sobrecarregando o aparelho. Assim, o usuário é alertado quanto à necessidade de desinstalar esses apps.

Você também pode verificar diretamente nas configurações do seu celular, a quantidade de espaço utilizado por cada aplicativo. Priorize aqueles essenciais e exclua os que ocupam mais memória.

Utilize somente baterias originais

Quando for necessário trocar a bateria do seu celular, procure uma assistência técnica autorizada pelo fabricante. Nunca substitua a peça antiga por uma que não seja original.

Baterias de procedência desconhecida podem levar seu aparelho ao superaquecimento e agravar o problema de reinicialização espontânea, além de trazer vários outros danos.

Atualize o sistema

Faça as atualizações periódicas disponibilizadas para o sistema do seu celular. É importante também prestar atenção ao feedback dos usuários acerca delas. Já houve casos de atualizações que trouxeram erros aos aparelhos após a instalação. Se isso acontecer com o seu smartphone, aguarde as orientações do fabricante para correção do problema.

Se você realizou os procedimentos sugeridos até aqui, mas celular está reiniciando ainda, o ideal é que procure a assistência técnica mais próxima. Também vale buscar ajuda se ainda restou alguma dúvida, ou se estiver inseguro para corrigir os erros do aparelho por conta própria. O importante é nunca fazer algo de que você não tenha certeza, pois isso poderá agravar ainda mais o problema.

Assim, várias causas podem levar ao inconveniente do celular reiniciando. Muitas vezes, o próprio usuário pode corrigir os erros de funcionamento por meio da liberação de memória e atualização do sistema. Quando houver necessidade de manutenção do aparelho, o melhor caminho é procurar uma assistência técnica autorizada. Dessa forma, você garante que seu celular estará em boas mãos.

Então, gostou de descobrir algumas formas de impedir que seu celular reinicie de maneira não planejada? Para continuar cuidando bem do seu aparelho, que tal conhecer nosso site? Temos diversos produtos para facilitar ainda mais o uso do seu smartphone. Confira!

Post a Comment