fbpx
Carregadores Wireless, como funcionam - iHelpU

Carregadores Wireless, como funcionam?

Com os lançamentos dos iPhones  com carregamento sem fio, vem a seguinte pergunta aos adeptos  da maçã: Como os Carregadores Wireless funcionam?

Os Carregadores wireless ou Carregadores Sem Fio é uma novidade que tem revolucionado a forma tradicional de carregar via fio,porem, a ideia de transmissão de energia sem cabo já existia há algum tempo, desde o final do seculo XIX, com as teoria e protótipos desenvolvidos por Nikola Testa, mas, devido os altos custos de financiamento desse tipo de projeto, não foi possível ter um desenvolvimento mais amplo sobre o assunto.

Mas atualmente essa ideia tem atraído diversos fabricantes de Smartphone e chegando também aos usuários Apple, mas já experimentamos internet sem fio (wi-fi) e fones via bluetooth que se baseiam da mesmo ideia, porem, transmitem dados.

 

Funcionamento dos carregadores wireless

 

A  transferência de energia  ” pelo ar” ocorre através da indução magnética,  aonde a corrente elétrica é transformada em um campo magnético e ativa um receptor de mesma frequência.

Esse campo magnético começa a armazenar energia, sendo assim, os carregadores sem fio, nada mais são do que  uma pequena base magnética que induz corrente elétrica para uma bateria de íons de Lítio, adaptada para esse processo.

Os modelos a partir do iPhone 8, a base magnética precisa estar sendo alimentada por um cabo de energia e o gadgets sobre ele, quanto mais próximo estiver o aparelho da base, mais eficiente sera o carregamento, pois a distancia influencia na carga.

 

#Vantagens e Desvantagem de se obter um Carregador Wireless

Uma das maiores vantagens dos carregadores sem fio e a praticidade de uso, pois o usuário pode deixar a base sempre conectada e pelo simples fato de deixar o aparelho em cima da superfície magnética,  já começa a carregar.

A segurança é outro fator, pois o risco de explosão durante o carregamento é bem menor do que o modelo tradicional via cabo, e a parte econômica também tem seu destaque, pois a sua durabilidade é maior evitando a compra de cabos que se danificam pelo uso.

Entre as desvantagens  dos carregadores wireless esta em seu preço, por ser uma tecnologia nova e não tão comum entre os Smartphones, os preços acabam sendo um pouco mais elevados quando comparados com os carregadores comuns, mas no próprio site oficial da apple já existe modelos de qualidade e com excelente funcionamento.

Outro fator que também pode ser considerada uma desvantagem é o fato de não ser possível usar o aparelho enquanto carrega, o que é comum hoje em dia, mas que é uma pratica não aconselhável para manter a vida útil da bateria.

Para mais informações e dicas sobre como preservar a bateria, você pode acessar em nosso blog matérias como: (11 dicas) Como fazer a bateria do iPhone durar mais e 4 maiores problemas com a bateria do iPhone

 

# O magnetismo dos carregadores sem fio prejudicam a saúde?

Uma dúvida que pode surgir ao usar um carregador sem fio é se esse magnetismo pode prejudicar a saúde? a resposta é não, pois o que causa dano é a frequência e esses carregadores possuem frequência muito abaixo do limite que pode interferir na saúde humana, sendo seu uso autorizado e sem risco nenhum, por isso, ao comprar um carregador wireless, certifique-se da qualidade e conceituação do aparelho e desfrute dessa nova tecnologia.

 

Segue abaixo a lista de iPhones que carregam via wireless:

  • iPhone 8
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone X
  • iPhone XR
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max

 

 

 

 

 

 

Post a Comment