AFINAL, O iPHONE PODE SER INFECTADO POR VÍRUS?!

 

Uma dúvida bem frequente dos usuários APPLE é: Afinal, o iPhone pode ser infectado por vírus?! E por incrível que pareça, a resposta para esse pergunta é simples, NÃO, o iPhone não pode ser infectado por vírus.

Há muitas desconfianças sobre o assunto, seja de novos usuários da Apple que querem proteger seu aparelho novo, ou por usuários mais fieis, através de mensagens recebidas pela internet, informando que seu iPhone está infectado.

O iPhone não pode ter vírus porque o sistema iOS é muito bem estruturado, o iOS isola cada aplicativos em seu raio de ação, evitando assim que um interfira no funcionamento outro e com isso impossibilitando que aplicativos maliciosos se desenvolvam.

Claro que pode haver outro tipo de perigo, que são os malwares. Estes são aplicativos próprios que não tem a capacidade de se reproduzirem sozinhos, mas induzem o usuário a usá-los para tentar roubar dados pessoais, como contatos, mensagens e até emails. Nesse caso, não há antivírus que resolva, pois são aplicativos geralmente instalados pelo próprio usuário. Porém a Apple faz uma avaliação criteriosa em todos os aplicativos antes de disponibiliza-los a App Store.

Então, se você não instala aplicativos de formas alternativas, ou seja, qualquer outro meio que não pela App Store, você não corre nenhum risco.

OK, mas e se eu estiver navegando na internet e aparecer uma mensagem como essa? O que fazer? O que significa?

Inicialmente, tenha calma, isso não quer dizer que seu iPhone foi infectado por vírus, isso são apenas scareware, um tipo de publicidade que se promove assustando o usuário,induzindo o usuário a baixar um determinado aplicativo. Nesse caso, apenas feche o navegador e fique tranquilo, pois seu Apple, não está infectado.

Então fique tranquilo, pois seu iPhone é praticamente blindado contra vírus, mas é sempre bom usar com cuidado e cautela.

 

Post a Comment